Os distúrbios alimentares vão para além da comida e do corpo?
- Aniervson Santos
- 28 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

Olá, tudo bem? Você já parou para pensar o que há por trás dos distúrbios alimentares? Será que ele vai além da comida e do corpo? Neste texto, iremos discutir um pouco sobre esse assunto. E para ilustrar esse tema, irei usar o contexto da série da Netflix chamada Heartstopper, onde o adolescente Charlie enfrenta o distúrbio alimentar ao longo da trama, de forma mais especial nesta terceira temporada, que foi ao ar em outubro de 2024.
Na psicanálise, distúrbios alimentares, como a anorexia ou a bulimia, podem ser vistos como uma tentativa inconsciente de lidar com conflitos internos. Não se trata apenas do corpo, mas de uma linguagem simbólica do sofrimento. Mas que tipo de sofrimento será que a pessoa com distúrbio alimentar apresenta?
Em Heartstopper, o distúrbio alimentar de Charlie reflete sua dificuldade em lidar com o bullying, o medo de rejeição e o desejo de controle em um mundo que parece caótico. Ele internaliza as críticas externas, punindo a si mesmo de forma inconsciente. Será que assim como o Charlie, você também não tem dificuldades de lidar com algumas experiências na vida e converte essas experiências negativas em dificuldade para se alimentar?
Uma pessoa que possui uma imagem negativa de seu corpo, por exemplo, ou que sofre bullying por sua aparência física, pode encontrar saída para esse sofrimento através da rejeição à comida, nos casos da anorexia, ou ao contrário, através da compulsão alimentar, como a bulimia. Como disse Freud, os vários sintomas do adoecimento emocional são, na verdade, tentativas fracassadas de cura.
Mas o que seria, de fato, um distúrbio alimentar?
Bem, para a psicanálise, os distúrbios alimentares são entendidos como manifestações de conflitos psíquicos profundos, frequentemente ligados à relação do sujeito com o desejo, o corpo, o outro e os próprios processos de subjetivação. Eles não são vistos apenas como questões biológicas ou comportamentais, mas como expressões simbólicas de questões inconscientes.
Para a psicanálise, tratar distúrbios alimentares passa por compreender os significados inconscientes por trás desse comportamento. É preciso dar voz ao sofrimento, permitindo que o sujeito ressignifique sua dor. Os tratamentos psicanalíticos para distúrbios alimentares buscam explorar as causas inconscientes dessas manifestações, ajudando o sujeito a compreender os significados simbólicos de seus sintomas e a reestruturar suas relações consigo mesmo e com os outros.
Por isso a psicanálise é conhecida como a "cura pela fala", pois é através da fala, quando o sujeito verbaliza suas dores que ele se escuta e pode, a partir desse mecanismo, construir uma nova narrativa para suas dores, traumas e experiências difíceis.
Assim como Charlie, é possível encontrar apoio e transformar essa dor em um caminho para o cuidado. Se você ou alguém que conhece enfrenta algo parecido, procure ajuda. Não ache que é mimimi, frescura ou apenas uma fase e que vai passar como um passe de mágica, sem que você precise tomar alguma atitude. E o quanto antes você procurar ajuda, mais rápido será seu processo de cura. Os distúrbios alimentares são complexos, mas compreendê-los pode ser o primeiro passo para encontrar a cura.
Você assistiu Heartstopper? O que você achou da abordagem desse tema na série? Conhece alguém que apresenta algumas das características que o Charlie apresentou na série? Deixe sua opinião nos comentários e vamos dialogar a respeito, ok?
Se você gostou desse tema, deixa teu like e não esquece de seguir meu perfil nas redes sociais para não perder nenhum outro conteúdo, ok? Ah, não esquece de enviar esse texto para teus amigos e amigas também, pois pode ser que algum deles esteja precisando refletir sobre esse assunto.
Para seguir meu Instagram, Clica Aqui!




Comentários