Os Atos Falhos são na verdade acertos
- Aniervson Santos
- 8 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

Bom dia, boa tarde e boa noite, meu povo. Como vocês estão? Hoje é quinta-feira e como de costume é também dia de mais um texto aqui para vocês. Hoje vamos falar um pouquinho sobre um fenômeno muito importante e estudado na psicanálise, chamado de ato falho. Não sabe o que significa? Não se preocupe que ao longo desse texto você vai se dar conta que já viveu na pele um ato falho, mas nem tinha ideia que ele possuía alguma conexão com a sua mente. Fica até o final desse vídeo, que aposto que você vai gostar bastante.
Vou explicar os atos falhos com exemplos. Alguma vez você já se levantou para ir na cozinha, por exemplo, querendo pegar ou fazer alguma coisa e ao chegar lá, você parou e ficou pensando o que tinha ido fazer ali? Ou então, você em alguma conversa trocou o nome da pessoa com quem você estava falando? Bem, esses são dois bons exemplos de atos falhos.
Mas pera aí, você ainda não entendeu o que seria o ato falho nesses exemplos que dei? Então calma que já, já vou te dar mais um.
Talvez você esteja pensando que esses atos são completamente aleatórios e que não tem nenhuma conexão com nossa mente e com a psicanálise, porém, o pai da psicanálise, o tão conhecido Freud, descobriu em seus estudos que os atos falhos possuem sentido sim, eles não acontecem por acaso, mas representam pensamentos ou desejos inconscientes.
Mas como que isso funciona na prática?
Freud descobriu e nós podemos perceber isso claramente, que para vivermos em sociedade é necessário que a gente reprima alguns comportamentos, desejos, pensamentos e etc. Não podemos falar ou fazer tudo que pensamos ou desejamos, não é mesmo? Pois bem, esses pensamos ou desejos que reprimimos para conseguirmos viver em sociedade não deixam de existir, eles são alojados no inconsciente, mas não ficam ali adormecidos, eles ficam tentando o tempo todo voltar para a consciência e em qualquer deslize de nossas defesas eles aparecem e se manifestam e é por isso que quando estamos distraídos ou cansados, aqueles pensamentos e desejos que foram reprimidos dão um jeitinho de vir a tona.
Isso quer dizer que o ato falho fala sobre nós, fala de nossa dimensão inconsciente, ele traz a tona nossas intenções inconscientes que muitas das vezes nem a gente mesmo sabe que as possui. Poderíamos dizer que o ato falho na verdade seria um ato acertado, já que ele representa um pensamento, intenção ou desejo que possuímos no inconsciente.
Deixa eu te dar outro exemplo que talvez possa ilustrar melhor o que falei a respeito do ato falho ser a realização de um desejo inconsciente e por isso seria um ato acertado. Imagine uma pessoa que tem um ódio reprimido em relação a sua mãe, e aí essa mãe deu um presente há um tempo atrás, e num determinado dia, esta pessoa está segurando aquele presente, aquele objeto e de repente, sem querer querendo, acaba deixando esse objeto cair. Então, deixar o objeto cair pode está representando simbolicamente o ódio reprimido dessa pessoa em relação a sua mãe. Percebe que ao deixar cair tal objeto você põe pra fora esse ódio que reprimiu por sua mãe e seu desejo acaba sendo realizado simbolicamente?
Dizendo com outras palavras, os atos falhos são na verdade formas simbólicas que nós usamos para expressar aqueles desejos que a gente não pode sair por aí manifestando abertamente. Conseguiu compreender?
Os atos falhos são elementos importantes nos atendimentos psicanalíticos. O psicanalista não deixa passar os atos falhos de seus pacientes no consultório, pois eles representam elementos do inconsciente daquele paciente que veio a tona e que precisam ser analisados e interpretados.
Bem gente, por hoje é só. Espero que a partir de agora vocês comecem a prestar mais atenção nos atos falhos de vocês para ver se conseguem identificar o que estaria por trás deles. Mas não esquece que a terapia psicanalítica é o caminho ideal para você compreender não apenas seus atos falhos, mas também encontrar o equilíbrio psíquico, emocional e afetivo de suas vidas. Ainda não faz terapia? Tá esperando o que para iniciar sua jornada de auto cuidado? Lembre-se sempre, a terapia não é um gasto é um investimento.
Para mais conteúdos como este, segue meu perfil no Instagram, Clicando Aqui!




Comentários