top of page
Buscar

A importância do Autocuidado em nosso Cotidiano

  • Foto do escritor: Aniervson Santos
    Aniervson Santos
  • 29 de out. de 2024
  • 4 min de leitura


ree

Olá, meu povo, tudo bem com vocês? Espero que estejam todos bem!


Neste texto gostaria de falar a respeito de um tema que é muito importante, mas que se tornou muito banal em nosso cotidiano, que é o autocuidado. Nos últimos tempos, devido ao boom dos meios de comunicação, de forma mais específica a internet, tem crescido o número dos chamados coaches do bem-estar, que costumam descrever uma receita de sucesso, dizendo que se seguirmos aquele passo a passo a risca seremos bem sucedidos, felizes, realizados, teremos prazer extremo e etc.


Não quero com esse texto copiar a metodologia desses coaches, até porque não acredito que seja possível definir uma receita única de felicidade plena para todas as pessoas, justamente porque cada pessoa possui necessidades bem diferentes umas das outras e essa diferença precisa ser considerada no processo de escolha daquilo que pode nos fazer bem ou não. 


Bem, feito esse adendo ao texto, gostaria de apresentar para vocês, três diferentes tipos de autocuidados que podemos ter em nosso dia a dia que pode nos ajudar a ter uma vida melhor, mesmo que em algum momento estejamos atravessando alguma dificuldade. Ah, e se você ler esse texto até o final, darei uma dica bônus de autocuidado e que pode potencializar as três primeiras dicas. Então, fica até o final que eu tenho certeza que você vai tirar algum proveito desse conteúdo. 


O primeiro tipo de autocuidado tem a ver com boas companhias. Parece meio óbvio, né? Mas muitas vezes o óbvio também precisa ser dito. Ter boas companhias pode nos ajudar e muito, no processo diário de autocuidado. Precisamos compreender que autocuidado significa um bem estar que vai além da saúde física, tem a ver com uma vida plena e cheia de energia e tem coisa melhor que estar ao lado de alguém que a gente gosta e que nos faz sentir bem e confortável? Então, ter pessoas que nos faz bem é fundamental para que possamos encontrar forças no dia a dia.


Essas pessoas, podem ser amigos, familiares, um namorado ou namorada, alguém de sua religião, de seu grupo de fãs de algum artista, enfim, não importa a origem dessas pessoas, o importante é que você se sinta bem ao lado dela. Ah, também podem ser pessoas que te fazem bem, mesmo que a distância, hein.


O segundo exemplo de autocuidado que gostaria de destacar aqui para vocês tem a ver com atividades esportivas. Todos nós sabemos que a atividade esportiva melhora tanto o nosso condicionamento físico, como também ajuda a melhorar nosso bem estar mental e emocional. Você pode escolher um tipo de atividade física que mais chame sua atenção. O importante não é qual esporte você pratique, desde que ele te proporcione bem estar, que te ajude a esvaziar a mente, relaxar um pouco e, ainda, te ajude em seu condicionamento físico.


Há diversos relatos de pessoas que melhoraram sua autoestima depois que entraram em um grupo de ciclistas ou de corrida, por exemplo. Quem sabe se você também iniciar um esporte, seja ele qual for, você também não sentirá mais ânimo para as tarefas do dia a dia, já pensou? E olhe que para ter esses benefícios você nem precisa ser um atleta olímpico, basta praticar seu esporte, dentro de suas limitações e na frequência que for possível para você.


O terceiro tipo de autocuidado que gostaria de apresentar para vocês é encontrar um hobby que te ajude a relaxar e passar um tempo livre. Há diversos exemplos de hobby, como ler, assistir, pintar ou desenhar, cantar (mesmo que não seja profissionalmente), ir a praia, entre tantas outras possibilidades. O importante aqui não é exatamente que tipo de atividade você faça, o importante mesmo é você encontrar coisas que te façam se sentir bem. Tem pessoas que ouvir o barulho das ondas do mar, por exemplo, as deixam mais calmas, para outras, ler um livro é que ajuda ela a relaxar. Ah, também é importante dizer que não precisa ser apenas uma atividade como hobby, você pode ter várias e ir vivendo elas à medida que seus dias se passam, ok?


Bem, como eu disse no início do texto, gostaria de apresentar uma dica bônus sobre autocuidado, que certamente irá potencializar todas as três dicas que citei anteriormente. Mas antes de dizer qual é, deixa te pedir para deixar o like neste texto e de seguir o perfil no instagram caso você ainda não siga, ok? Ah, também não esquece de indicar esse artigo para teus amigos e amigas. Aposto que eles vão gostar de ter essas dicas também.


A dica bônus ou melhor, a dica de ouro que deixei para o final e que tenho certeza que irá potencializar a experiência pessoal de autocuidado, não poderia ser outra, senão a terapia. Isso mesmo, a terapia te ajudará a compreender sua dinâmica de vida, seus medos, traumas, limitações, além de te ajudar a ressignificar suas experiências de vida. Através da terapia, você pode melhorar suas relações com as outras pessoas, vencer os medos ou as barreiras emocionais em iniciar e permanecer focado numa atividade e até pode te ajudar a aprender a aproveitar seus momentos sozinhos, reflexivos e sem a presença de outras pessoas por perto.


Ah, acredito que você já saiba, mas não custa reforçar, que a terapia não é apenas indicada para quem tem algum tipo de transtorno psicológico. Fazer terapia é um investimento em nossa saúde mental e nos ajuda a experimentar nossa vida cotidiana com mais leveza. A terapia é sobre aprender a sentir e não sobre deixar de sentir.


E por fim, é bom dizer que quando começamos a fazer terapia, assumimos um risco. O risco de aceitar que as coisas podem começar a mudar, inclusive nós mesmos.


Se você ainda não iniciou seu processo terapêutico e deseja iniciar essa jornada comigo, só entrar em contato que terei o maior prazer de te receber como paciente e de te ajudar a trilhar os caminhos que pertencem somente a você. 

 
 
 

Comentários


Estou aqui para te ajudar a construir um caminho seguro para sua vida!

Logo

© 2025 por Aniervson Santos, Psicanalista Clínico.

bottom of page