top of page
Buscar

A criança interior no Natal

  • Foto do escritor: Aniervson Santos
    Aniervson Santos
  • 20 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura


ree

Olá, meu povo, como vocês estão? Espero que estejam todos bem.


Neste texto vamos falar um pouquinho a respeito do que o Natal desperta em nós e do porque, na maioria das vezes, somos invadidos por sentimentos de alegria, calmaria, saudades e até entramos em estado reflexivo. Este é o segundo conteúdo da série sobre as festividades de fim de ano que estou fazendo. Caso você não tenha lido o primeiro texto, assim que terminar esse, corre aqui no blog e pesquisa o texto que abordo sobre o consumo na época de natal e sua conexão com nossos desejos inconscientes. Mas vamos deixar de conversa e vamos logo para o conteúdo de hoje!


Na psicanálise, falamos muito sobre a "criança interior". É aquela parte de nós que guarda as experiências, emoções e memórias da infância. Ela não desaparece com o tempo, mas continua viva dentro de nós, influenciando nossos sentimentos e comportamentos.

O Natal é uma época carregada de símbolos e tradições que remontam à nossa infância: os presentes, a magia do Papai Noel, a mesa farta, o clima de expectativa, enfim… Para muitos, isso evoca lembranças de afeto, cuidado e alegria. Mas, para outros, também pode trazer um vazio ou até uma tristeza, dependendo de como foram essas vivências no seu passado.


Sabe quando você sente aquela felicidade só de montar a árvore de Natal? Ou quando  ao ouvir uma música natalina você se percebe triste, sem nem entender o por quê? Isso pode ser sua criança interior tentando se comunicar. Ela lembra o que essa época representava, seja algo bom ou seja algo que faltou em sua vida.


Como adultos, temos a chance de revisitar essas memórias com um olhar mais consciente. Podemos acolher o que ficou de bom e até ressignificar o que nos machucou. Não é uma tarefa fácil, mas com a ajuda da terapia, você pode dar novos sentidos às suas vivências do passado. Que tal, neste Natal, você ouvir a sua criança interior? Perguntar o que ela precisa para se sentir cuidada ou completa?


O Natal não é só sobre luzes e presentes. É uma oportunidade para olhar para dentro e nos conectar com a nossa essência mais genuína. Dê espaço para sua criança interior neste fim de ano. Ela pode te surpreender com o que tem a dizer. Que tal começar ouvindo o que ela sente quando você olha para as luzes da árvore de natal ou sente o cheiro de panetone? 

Vamos dialogar um pouquinho sobre isso nos comentários? Comenta aqui o que você costuma sentir nessa época do ano. O natal costuma te trazer sensações alegres ou vazias? Aproveita que este texto fala sobre sensações e deixa teu like para eu sentir que você gostou desse conteúdo, ok?


E caso você ainda não segue o perfil, tá esperando o quê? Corre e segue para não perder nenhum outro conteúdo, tá bem?


Para seguir minhas redes sociais, basta Clicar Aqui!

 
 
 

Comentários


Estou aqui para te ajudar a construir um caminho seguro para sua vida!

Logo

© 2025 por Aniervson Santos, Psicanalista Clínico.

bottom of page