A Amizade como aliada de nossa Saúde Mental
- Aniervson Santos
- 25 de jul. de 2024
- 3 min de leitura

Olá, gente, como vocês estão? Neste texto, gostaria de falar um pouco sobre a amizade e sua importância. No último sábado, dia 20 de julho comemoramos o Dia da Amizade e por isso resolvi escrever essas palavras para que pudéssemos dialogar um pouco a esse respeito. Vocês sabiam que ter amigos verdadeiros pode nos ajudar em nossa saúde mental? Não sabia?! Bem, então lê esse texto até o final que vamos discutir sobre isso!
Ah, caso você tenha caído de paraquedas neste site, te convido a seguir o meu perfil do Instagram, Youtube e TikTok, pois por lá sempre dou várias dicas de como alcançar o equilíbrio emocional, tiro dúvidas sobre diversos temas e falo a respeito da importância da terapia de base psicanalítica. Então cola em mim que é só sucesso.
Voltando ao tema de hoje. Eu disse que ter amigos verdadeiros pode ajudar em nossa saúde mental, não foi? Bem, isso é verdade. Quando falamos de amigos verdadeiros, essa pessoa pode nos ajudar em diversos âmbitos de nossas vidas, inclusive em nossa saúde mental. Mas já gostaria de reforçar que mesmo a amizade contribuindo para esse equilíbrio emocional, seu amigo, por melhor que ele seja, não substitui a terapia, pois cada um desses espaços possui sua importância.
Mas então porque que que estou afirmando que ter amigos verdadeiros pode nos ajudar em nossa saúde mental? Bem, precisamos dizer, embora todo mundo saiba, nós precisamos viver num ambiente de relações humanas. Nós não sobrevivemos sozinhos, precisamos da interação com outras pessoas para desenvolver nossas habilidades, entre elas, a comunicação, a empatia, o respeito à diferença, a criatividade, o pensamento crítico, entre tantos outros.
Os laços que se formam entre os amigos são laços que se distinguem dos laços familiares e dos laços amorosos, por exemplo. Nos laços familiares existe uma hierarquia que não existe na amizade. A horizontalidade que existe na amizade pode produzir nos sujeitos envolvidos um certo grau de autonomia, considerando que uns cuidam dos outros, mas não é o responsável por ele, como ocorre dentro dos laços familiares.
Um outro ponto que torna a amizade tão importante para nós humanos é o fato de não haver cobranças, diferente dos relacionamentos amorosos. É comum que numa relação entre um casal de namorados haja algum nível de cobrança ou ciúmes, enquanto que na amizade verdadeira essa cobrança quase não existe, o que a torna um tipo de relacionamento mais fluido e sem pretensões. Você pode passar dias, meses ou até anos sem falar ou ver seu amigo, mas ao reencontrá-lo fará aquela grande festa, diferente se essa ausência acontecesse com seu namoro ou esposo, concorda?
Importante dizer também que sempre é bom ter aquele amigo ou amiga em que podemos contar nossos segredos sem medo. Por mais que esse amigo possa, em algum nível, emitir sua opinião, ele sempre estará lá disposto a nos ouvir. Sem contar que na amizade podemos, ainda, nos identificar às dores e os sofrimentos dos outros, proporcionando assim um sentimento de identificação, tão importantes para nossa vida em sociedade.
Há amizades que nascem na infância e duram até a velhice. Há outras que duram o tempo que estudamos juntos. Outras, porém, surgem quando já estamos adultos. Independente de quando ou onde surgiu a amizade é importante dizer que quando ela é verdadeira ela não tem pressa de acabar, não tem cobrança, não tem julgamentos e nos ajuda a atravessar as adversidades corriqueiras da vida.
Como já dizia a canção "amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração". Até porque, quando a gente cativa alguém ou se permite ser cativado, vamos criando laços que vão se fortalecendo com o passar dos tempos. E como disse o Pequeno Príncipe "Era uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, eu fiz dela um amigo, agora ela é única no mundo."
E você, tem algum amigo ou amiga que também é única no mundo para você? Você tem aquele amigo que costuma deixar teu mundo mais leve, mais feliz, mais confortável? Aquele amigo que você pode contar seus segredos mais íntimos? Ou aquele amigo que, mesmo estando distante, você sabe que pode contar com ele? Que tal tu enviar esse texto para aquele amigo ou amiga que você considera bastante, para ele vir aqui e ler também? Até porque amigo é para dividir as coisas um com o outro, não é mesmo?!




Comentários